Seguidores

Tecnologia do Blogger.

sábado, 18 de junho de 2011

Dialogue


Eu aprendi o que era um diálogo no ensino fundamental, quando a professora passava algum texto com personagens conversando. Essa palavra se tornou corriqueira, básica e ainda não possuía o sentido real que ela na verdade representa. 
Quando eu me tornei 'adulta', comecei a perceber que grande parte dos problemas da vida do homem vem do diálogo, da falta dele. Dialogar é muito mais que conversar, que bater papo ou coisa assim...Dialogar é discutir, é entender, tentar compreender e acima de tudo respeitar o outro lado.
Creio que não é muito fácil pôr em prática, principalmente em nossas relações. Naqueles momentos em que devemos parar e tentar resolver as coisas. É difícil colocar as cartas na mesa, é difícil dizer simplesmente a verdade sem medo de ofender, é difícil se abrir, é difícil considerar os argumentos do outro, mas o mais difícil é falar! Talvez por medo de se expor, de mostrar ao outro suas fragilidades, de tirar a máscara, sem disfarces, sem mentiras. E aí adiamos, fingimos que está tudo bem e vamos empurrando com a barriga, acreditando que é melhor não mexer no problema, pra não piorar. Mas aí vamos acumulando mágoas, frustrações, uma coisinha aqui e ali. E de repente, muitas vezes por conta de um simples gesto ou palavra, BOOOM, tudo desmorona. Daí pensamos: Mas virou essa confusão por causa de uma coisinha boba dessas? Não...na verdade é uma 'coisinha boba' adicionada a várias outras. 
Tudo aquilo que praticamos com o tempo chega  a perfeição, o diálogo com certeza deve ser posto em prática no dia-a-dia. Tendo um tom de voz ameno, pois acredito que o que mais conta não é o que você diz e sim como diz.
Qualquer pessoa é capaz de perdoar, capaz de reconsiderar...de dialogar. 
Em busca da qualidade dos relacionamentos...dialoguemos!

0 comentários:

Postar um comentário